Noticias - Justiça Federal autoriza Amazonas a comprar vacinas contra a Covid-19 | TV O Xerife




Home » Espiritual - Notícias » Justiça Federal autoriza Amazonas a comprar vacinas contra a Covid-19
l
l
l


  Justiça Federal autoriza Amazonas a comprar vacinas contra a Covid-19

Justiça Federal autoriza Amazonas a comprar vacinas contra a Covid-19

A Justiça Federal da 1ª Região determinou nessa quinta-feira (25) que o Amazonas compre vacinas contra a Covid-19 para imunizar 70% da população do estado em até 10 dias. A decisão é da juíza Jaiza Fraxe em resposta à uma Ação Civil Pública movida pelas Defensorias do Estado e da União.

A decisão veio um dia após o Senado aprovar um projeto que tem o objetivo de facilitar a aquisição de vacinas contra a Covid-19 pelos governos federal, estaduais e municipais. Segundo a proposta, enquanto durar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) decorrente da Covid-19, a União, os estados e os municípios estarão autorizados a comprar vacinas e a assumir riscos relacionados a eventuais efeitos adversos pós-vacinação. O texto, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), segue para a análise da Câmara.

Para a aquisição das vacinas, a juíza determinou ainda que o estado utilize R$ 150 milhões do Fundo do Turismo e do Interior. A juíza também determinou multa para o caso de descumprimento da decisão.

No pedido, as Defensorias do Estado e da União pedem que as vacinas sejam destinadas, de imediato, para as pessoas acima de 50 anos dos municípios de Manaus, Tefé, Iranduba, Itacoatiara, Parintins, Coari e Tabatinga, de forma a atingir a imunização de pelo menos 70% da população, sem prejuízo às prioridades definidas no Plano Nacional de Imunização (PNI).

A ação também pede a imunização, com apenas uma dose, dos indivíduos menores de 50 anos e maiores de 17 anos de idade, com histórico de infecção pelo coronavírus ou adoecimento pela enfermidade, devidamente documentado, residentes na capital, e nos municípios de Manacapuru, Tefé, Iranduba, Parintins, Coari e Tabatinga.

 

Posicionamento do governo

 

O Governo do Amazonas informa que já busca possibilidades de aquisição de vacinas e que, inclusive, está unindo esforços com outros estados para viabilizar a compra com o objetivo de, somado aos esforços do Governo Federal, ampliar a vacinação da população do Estado.

 

Novas doses

 

O Amazonas recebeu, na quinta-feira (25), 120 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Com isso, o estado espera iniciar a imunização de pessoas acima de 60 anos nos próximos dias.

O lote de 76 mil doses de vacinas contra a Covid-19 do tipo AstraZeneca/Oxford que tinham sido enviadas pelo Ministério da Saúde, por engano, ao Amapá, chegou durante a madrugada. Por causado engano, o estado havia recebido apenas 2 mil doses.

Ainda na manhã de quinta-feira, foram recebidas outras 42 mil doses da CoronaVac/Butantan.




Voltar




Copyright © Rádio WEB B'NAI ELOIHN 2024